quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aplicando técnicas em reciclagem

Há quem ache as artes decorativas um passatempo dispendioso. Se quiser uma peça muito elaborada, muito perfeita convém investir, realmente, em material de qualidade. Ou melhor, se o material é de qualidade verá, a médio prazo, que o investimento feito não é assim tão grande e o resultado é sempre melhor. O material rende mais, não se estraga facilmente, desde que bem cuidado e bem utilizado há ferramentas que duram uma vida. Tendo o material e conhecendo as técnicas... há sempre a alternativa da reciclagem (sempre fica mais em conta). E há tanta coisa que deitamos fora e pode ser reaproveitada...
Foi o que fiz estes dias:


 Aproveitei duas latas (de tabaco para enrolar), pintei-as com tinta acrílica (para disfarçar as letras) e apliquei guardanapo. Nesta lata apliquei uma tira de decoupage autoadesiva (é o artigo mais caro aplicado) e uma aplicação de madeira na tampa, que é de plástico e fecha hermeticamente.


Nesta lata além do guardanapo apliquei uma menina em papel de decoupage (sobraram 11 meninas mais uns gatinhos e borboletas do mesmo papel) e na tampa apliquei uma flor em madeira. 

Desde bijutaria, artigos de escritório (clips por exemplo), cotonetes ou algodão, restos de fitas ou linhas, como suporte de comandos, carregadores de telemóveis, há uma infinidade de aplicações para estas caixas (ainda não experimentei se lá cabe um rolo de papel higiénico, dá sempre jeito em viagem). Também se pode adaptar como caixa de costura para viagem, aplicando um fuxico almofadado na tampa (por dentro ou por fora).
Não deixe que a desculpa da crise a faça desistir dos seus passatempos.

1 comentário:

Helena Salvado disse...

Excelente ideia. Tenho aqui uma série dessas latas e andava farta de pensar como as poderia aproveitar. Vou reciclar obrigada